Conheça os principais tipos de Artrite
- larissavargascruz
- 29 de mar. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 3 de abr. de 2023

Existem diferentes tipos de artrite, cada um com diferentes causas, incluindo desgaste das articulações, infecções e doenças subjacentes. Os sintomas incluem dor, inchaço, diminuição da amplitude de movimento e rigidez. Medicamentos, fisioterapia ou, às vezes, cirurgia ajudam a reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Selecionamos os tipos de artrite mais comuns neste artigo. Fique por dentro.
O que é Artrite?
Na artrite, o sistema imunológico ataca o próprio organismo causando inflamação crônica, prejudicando as articulações principalmente. Mas, outras partes do corpo também podem ser afetadas pela doença, tais como os nervos, o coração os olhos e os pulmões.
As articulações inflamadas são geralmente dolorosas e rígidas, especialmente logo após o despertar. A rigidez geralmente dura mais de 60 minutos) ou após a inatividade prolongada. Algumas pessoas se sentem cansadas e fracas, especialmente no início da tarde. A patologia também pode causar uma perda de apetite com perda de peso e febre baixa.
As articulações afetadas geralmente ficam sensíveis, quentes e aumentadas por causa do inchaço dos tecidos moles que revestem a articulação (sinovite) e, às vezes, devido ao líquido dentro da articulação (líquido sinovial). As articulações podem ficar deformadas rapidamente. As articulações podem congelar em uma posição de modo que elas não podem ser totalmente estendidas nem flexionadas, o que leva a uma amplitude de movimento limitada.
No mundo inteiro, a artrite se desenvolve em cerca de 1% da população, independentemente de raça ou país de origem, e afeta mulheres duas a três vezes mais frequentemente do que homens. Normalmente, a artrite aparece primeiro entre os 35 e 50 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.
A causa exata da artrite não é conhecida. Ela é considerada uma doença autoimune. Os componentes do sistema imunológico atacam os tecidos moles que revestem as articulações (tecido sinovial) e podem também atacar o tecido conjuntivo em muitas outras partes do corpo, como os vasos sanguíneos e pulmões. A cartilagem, o osso e os ligamentos da articulação acabam por se erodir (desgastar-se), causando deformidade, instabilidade e a formação de cicatrizes dentro da articulação. As articulações deterioram em uma taxa variável. Muitos fatores, incluindo a predisposição genética, podem influenciar o padrão da doença. Acredita-se que fatores ambientais (como infecções virais e o tabagismo) desempenhem um papel.
Artrite reumatóide
A artrite reumatoide pode começar subitamente, com muitas articulações inflamadas ao mesmo tempo. Mais frequentemente, ela começa sutilmente, afetando diferentes articulações gradualmente. Normalmente, a inflamação é simétrica, com articulações em ambos os lados do corpo afetadas de forma quase igual. A artrite reumatoide pode comprometer qualquer articulação, porém, as mais acometidas são as pequenas articulações das mãos, punhos, dedos, pés, joelhos, cotovelos e tornozelos. A artrite reumatoide também pode afetar o pescoço. A região lombar e as articulações nas pontas dos dedos não são afetadas.
Artrite reativa
A artrite reativa (anteriormente chamada síndrome de Reiter) é um tipo de espondiloartrite que causa inflamação das articulações e anexos do tendão no nível das articulações e geralmente está relacionada a uma infecção. Dor nas articulações e inflamação podem ocorrer em resposta a uma infecção, geralmente do trato geniturinário ou gastrointestinal. Inflamação dos tendões, erupções cutâneas e olhos avermelhados também são comuns.
Na artrite reativa, dor e inflamação nas articulações podem ser leves ou graves. Geralmente, várias articulações são afetadas ao mesmo tempo — especialmente os joelhos, articulações do dedo do pé e áreas onde os tendões estão ligados aos ossos, como nos calcanhares. As grandes articulações dos membros inferiores são as mais afetadas. Os tendões podem ficar inflamados e doloridos. Pode ocorrer dor nas costas, geralmente quando a doença é grave. Outros sintomas incluem febre baixa, perda de peso e fadiga excessiva.
Artrite infecciosa
Artrite infecciosa é a infecção no líquido e tecidos de uma articulação, geralmente causada por bactérias, mas ocasionalmente por vírus ou fungos. Bactérias, vírus ou fungos podem se espalhar através da corrente sanguínea ou de uma infecção nas proximidades em uma articulação, causando infecção. Dor, inchaço e febre geralmente se desenvolvem dentro de horas ou alguns dias. Os organismos que causam infecções, principalmente bactérias, geralmente atingem uma articulação a partir de uma infecção na proximidade (como osteomielite ou uma ferida infectada) ou pela corrente sanguínea. A articulação pode ser infectada diretamente se for contaminada durante uma cirurgia ou por uma injeção ou lesão (como uma mordida humana ou animal.
Artrite psoriásica
A artrite psoriásica é uma espondiloartrite e uma forma de inflamação articular que ocorre em algumas pessoas que têm psoríase de pele ou unhas. Assemelha-se à artrite reumatoide, mas não produz os anticorpos característicos da artrite reumatoide. A artrite psoriática ocorre em cerca de 30% dos indivíduos com psoríase (uma doença cutânea que causa erupções avermelhadas e escamosas, espessamento e pontilhado das unhas). As pessoas com um determinado gene (HLA-B27) e as que têm familiares afetados estão em maior risco de artrite psoriática na coluna. A causa da artrite psoriática é desconhecida.
Atendimento
O diagnóstico precoce deve ser feito por um médico reumatologista e o início imediato do tratamento são fundamentais para o controle da atividade da doença, prevenção da incapacidade funcional e lesão articular e o retorno ao estilo de vida normal o mais rapidamente possível. O tratamento é medicamentoso e vai variar de acordo com o tipo de artrite, o estágio da doença, sua atividade e gravidade. Fisioterapia e terapia ocupacional contribuem para que o paciente possa continuar a exercer as atividades da vida diária.
Se você gostou do nosso artigo sobre os tipos de artrite, acompanhe nosso blog.
Até o próximo post!
Contato
Clínica Affabile
Rua Miguel Tostes, 201. Sala 810
Rio Branco - Porto Alegre/RS
Fixo e Whatsapp Clínica Affabile (51) 3392-0161